top of page

Venezuela anuncia envio de embarcações para águas territoriais do Caribe

  • Foto do escritor: Portal de Notícias - GNTV
    Portal de Notícias - GNTV
  • 27 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, anunciou na terça-feira o envio de navios para águas territoriais no Caribe como parte de um plano para combater "grupos terroristas, armados e de tráfico de drogas", em meio a tensões entre Caracas e Washington e ao envio de navios e militares dos EUA para a região.


Padrino López afirmou em um vídeo publicado no Instagram que este é o início do envio operacional de 15.000 soldados para os estados de Táchira e Zulia, na fronteira com a Colômbia. O envio, anunciado na segunda-feira pelo Ministro do Interior, Diosdado Cabello, faz parte de um reforço da "Operação Catatumbo Relâmpago". Cabello informou que o reforço militar foi ordenado pelo presidente Nicolás Maduro.


O Ministro da Defesa explicou que haverá um "destacamento significativo" de meios aéreos, bem como patrulhas navais "no Lago Maracaibo, patrulhas navais no Golfo da Venezuela e embarcações maiores mais ao norte, em nossas águas territoriais".


Padrino não fez menção específica às manobras planejadas pelos EUA em águas caribenhas perto da Venezuela para combater o narcotráfico. O governo venezuelano condenou essa mobilização, que considerou uma ameaça, e apelou aos seus cidadãos no fim de semana para se juntarem à Milícia Bolivariana.


O ministro explicou que o reforço abrange 851 dos 2.219 quilômetros de fronteira entre Venezuela e Colômbia e que ocorre em resposta à ativação de uma zona binacional de "desenvolvimento e paz". "Estamos confiantes de que isso trará muitos resultados positivos", observou.






Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page