top of page

Estreante do Paulistão 2026, conquista vaga para ter calendário nacional na próxima temporada.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 29 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

O ano de 2025 já entrou para os arquivos do Primavera como o mais extraordinário de sua trajetória de 98 anos. O clube de Indaiatuba, estado de São Paulo, acaba de alcançar algo jamais visto: garantiu sua primeira participação em uma competição nacional, após conquistar a vaga ao chegar à final da Copa Paulista.


A classificação veio ao eliminar o Grêmio Prudente na semifinal da Copa Paulista, o que lhe garantiu o direito de enfrentar o XV de Piracicaba na decisão e também assegurar um calendário nacional pela primeira vez.


Com isso, o Primavera poderá escolher disputar a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro — o campeão da Copa Paulista define sua opção, enquanto o vice ficará com a vaga remanescente.


Esse feito representa mais do que um bom momento — é um marco histórico para o clube. Até então, o Primavera nunca havia participado de uma competição nacional, nem chegado à elite estadual.


O êxito é resultado de uma combinação de fatores: planejamento, investimento recente e uma série de bons resultados no estadual (incluindo o acesso no Paulistão via vice-campeonato da Série A2) já vinham sinalizando uma evolução constante.


Para o técnico Fernando Marchiori, trata-se de um momento de gratidão e celebração: “É um clube de 98 anos que nunca foi para a primeira divisão estadual e nunca participou de uma competição nacional. Eu só tenho motivos para agradecer a Deus, a nossa diretoria e os nossos atletas por fazer parte disso.”


Foto: Divulgação Primavera.
Foto: Divulgação Primavera.

A emoção também apareceu nas palavras do artilheiro Brunão, com 11 gols em 16 jogos, que destacou o empenho coletivo como peça essencial para essa conquista.


O clube de Indaiatuba vem de uma história de desafios e reconstruções. Fundado em 27 de janeiro de 1927, ele só foi entrar nas competições oficiais da Federação Paulista alguns anos depois. Ao longo dos anos, disputou divisões menores do futebol paulista e viveu fases de dificuldade.


Nas últimas décadas, a reorganização financeira e administrativa — passando por modelo de SAF (Sociedade Anônima de Futebol) — contribuiu para dar novo fôlego ao time.


Atualmente, para cumprir os requisitos do Paulistão, o clube está reformando seu estádio, o Ítalo Mário Limongi, enquanto manda os jogos no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.


No torneio da Copa Paulista, o Primavera mostrou consistência: ficou com a segunda melhor campanha do Grupo 3 e, em fases de mata-mata, venceu Paulista (oitavas), União São João (quartas) e Grêmio Prudente (semifinal).


A Federação Paulista de Futebol já divulgou a tabela da final da Copa Paulista:


5/10 (domingo), 15h – Primavera x XV, no Estádio “Majestoso”, em Campinas .


11/10 (sábado), 18h – XV x Primavera, no Barão da Serra Negra, em Piracicaba .

Como o XV teve melhor campanha geral nas fases anteriores, ele tem a vantagem de jogar o segundo confronto em casa. Em caso de empate agregado, a decisão vai para os pênaltis.







Fonte: GE.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page