top of page

'Torpedo do Juízo Final': conheça Poseidon, o míssil testado por Putin que pode causar 'tsunami' radioativo.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 30 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (29) que testou com sucesso o Poseidon, um torpedo nuclear movido a energia atômica.


Segundo analistas, esse tipo de arma tem potencial de provocar "tsunamis radioativos". Por causa disso, ele ficou conhecido como "torpedo do Juízo Final".


Nos últimos dias, Putin tem feito demonstrações de força nuclear. No dia 21 de outubro, a Rússia testou o míssil de cruzeiro Burevestnik. No dia seguinte, realizou exercícios com armas nucleares.


O teste do Poseidon e o lançamento do Burevestnik, segundo analistas, têm o objetivo de enviar um recado de que a Rússia não vai ceder à pressão sobre a guerra na Ucrânia.

Foto: Gui Sousa/Arte g1.
Foto: Gui Sousa/Arte g1.

Ainda há poucas informações confirmadas sobre o Poseidon. O artefato combina características de torpedo e drone, podendo ser lançado a partir de submarinos.


Ele foi batizado com o nome do deus grego do mar, em uma referência à capacidade do torpedo de provocar ondas gigantes e devastar regiões costeiras.


De acordo com estimativas de especialistas, o torpedo tem 20 metros de comprimento, pesa cerca de 100 toneladas e tem um alcance de até 10 mil quilômetros.


Além disso, o armamento seria capaz de transportar uma ogiva de até dois megatons, o que representa 2 milhões de toneladas de TNT.


Isso equivale à energia liberada por 133 bombas atômicas iguais à que foi lançada contra Hiroshima, no Japão, em 1945.








Fonte: G1 Globo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page