top of page

Temporal afeta estações de tratamento de água e abastecimento em seis cidades do litoral de SP.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 5 de jan.
  • 2 min de leitura

As fortes chuvas registradas, na madrugada deste domingo (4), nas cidades da na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, impactaram os serviços de captação e tratamento de água de Estações de Tratamento de Água (ETAs). Segundo a Sabesp, o abastecimento foi afetado nos municípios de Guarujá, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e a área continental de São Vicente.


As fortes chuvas deixaram 42 pessoas desabrigadas, sendo 38 em Mongaguá e 4 em Peruíbe. Em Cubatão, os moradores que ficaram desalojados já retornaram para suas casas após vistorias. Houve registros de desabamentos, transbordamento de rio e alagamentos nas cidades afetadas.


De acordo com a Sabesp, as estações de tratamento de água também foram atingidas. Com isso, foi preciso adotar ajustes operacionais preventivos e corretivos, sobretudo nas estruturas para captação das águas dos rios.


Imagens da captação de água no rio Mambú, da estação de tratamento de água (ETA) Mambú/Branco — Foto: Divulgação/Sabesp
Imagens da captação de água no rio Mambú, da estação de tratamento de água (ETA) Mambú/Branco — Foto: Divulgação/Sabesp

A Sabesp informou, por meio de nota, que ações técnicas necessárias para a retomada da produção de água tratada foram concluídas na tarde deste domingo e os sistemas encontram-se em processo de recuperação.


A normalização gradativa do abastecimento está prevista para ocorrer até a manhã de segunda-feira (5), consideradas as condições operacionais e os protocolos de segurança do sistema.


Reforço no abastecimento


Como ação preventiva, a Sabesp está realizando reforço do abastecimento, inclusive com o apoio de caminhões-pipa na região, contribuindo para a recuperação gradual e controlada dos serviços.


A Sabesp disse ainda que mantém equipes técnicas mobilizadas 24 horas, realizando monitoramento contínuo das unidades operacionais e atuando de forma integrada para mitigar os impactos à população, além de reforçar, sempre que necessário, o apoio operacional complementar.


"A colaboração de todos, no entanto, é essencial neste momento com o uso consciente da água, evitando desperdícios como lavar carros e calçadas ou encher piscinas, priorizando as atividades essenciais", disse a companhia, em nota.


A Sabesp disse que está à disposição pelos canais oficiais de atendimento: 0800-055-0195 (ligação gratuita), WhatsApp pelo número (11) 3388-8000 e Agência Virtual.



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page