Sinais de que Trump está disposto a derrubar Maduro na Venezuela.
- Portal de Notícias - GNTV

- 16 de out.
- 2 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quarta-feira (15) que autorizou operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA, na sigla em inglês) na Venezuela.
A medida representa mais uma investida do governo norte-americano contra o regime de Nicolás Maduro.
As tensões entre Venezuela e Estados Unidos começaram a se intensificar em agosto, quando Washington anunciou o envio de navios e aeronaves militares para o sul do Caribe.
Desde setembro, autoridades da Casa Branca ouvidas pela imprensa norte-americana vêm afirmando que os EUA estudavam a possibilidade de um ataque contra a Venezuela.

O que está por trás?
Maurício Santoro, doutor em Ciência Política pelo Iuperj e colaborador do Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil, acredita que os movimentos dos EUA são, provavelmente, uma ação político-militar para tentar derrubar o governo de Nicolás Maduro.
Especialistas apontam que o acesso ao petróleo e às riquezas minerais da Venezuela também estaria no radar. Dados do Relatório Mundial de Energia de 2025 indicam que a Venezuela continua sendo o país com as maiores reservas de petróleo do mundo, com 302,3 bilhões de barris.
Santoro destaca que o aumento da concentração de tropas americanas no Caribe e o anúncio envolvendo a CIA indicam que os EUA podem estar se preparando para uma grande operação militar na Venezuela. Ele levanta algumas possibilidades, como:
1- ataques a alvos de grande importância na Venezuela;
2-tentativa de assassinar ou capturar líderes políticos e militares do país;
3-provocar uma revolta popular contra o governo venezuelano por meio da força militar.
Vale lembrar que Trump acusa Maduro de liderar o Cartel de los Soles. Essa organização, no entanto, não existe oficialmente como grupo estruturado, segundo pesquisadores.
Especialistas afirmam que o chamado Cartel de los Soles é, na verdade, uma “rede de redes” que facilita o tráfico de drogas e lucra com ele.
Há indícios de que Maduro seja um dos principais beneficiários do esquema, que também conta com a participação de militares e autoridades do governo venezuelano.




Comentários