top of page

Projeto promove protagonismo feminino entre alunas da rede municipal de Guarujá.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 8 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

O protagonismo feminino vem sendo fortalecido na rede municipal de ensino de Guarujá. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza o projeto Meninas em Cooperação, que é voltado para o empoderamento de meninas entre 13 e 15 anos. As participantes são do Ensino Fundamental II das escolas municipais Maria Aparecida Ramos Camargo, no Morrinhos III, e Dirce Valério Gracia, na Enseada.



A ação tem como objetivo estimular redes de colaboração entre meninas e adolescentes, incentivando o apoio mútuo, a criatividade, o protagonismo e a realização de ações coletivas voltadas para o bem-estar comum. A ideia é que elas desenvolvam competências socioemocionais — como empatia, acolhimento, escuta ativa, parceria e cooperação — integradas a uma formação ética e prática sobre igualdade de gênero.


A iniciativa educacional promove atividades interativas e experiências colaborativas entre as participantes, com foco em ampliar autoestima, autonomia e consciência crítica. “Desta forma, esperamos que elas assumam um papel ativo na construção de relações mais justas, inclusivas e igualitárias em seus ambientes sociais”, explica a diretora pedagógica, Heloísa Lopes.


O projeto está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da ONU, que visa alcançar à igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. “Ao estimular o apoio mútuo e a ação coletiva, Meninas em Cooperação transforma o ambiente escolar em um espaço seguro e inspirador, onde as adolescentes se sentem encorajadas a expressar suas ideias, compartilhar sonhos e atuar como agentes de mudança”, complementa Heloísa.


Trata-se de um movimento de transformação social que cultiva valores como solidariedade, liderança e justiça, preparando as jovens para construir um futuro mais colaborativo, igualitário e sustentável.





Fonte: Imprensa Guarujá.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page