Projeto de Cadeia Produtiva Local de Guarujá é certificado pelo Governo do Estado.
- Portal de Notícias - GNTV

- 10 de set.
- 2 min de leitura
A Cadeia Produtiva Local (CPL) de Guarujá foi certificada em nível estadual, neste mês de setembro. A notícia está sendo comemorada por gestores municipais, na medida em que a certificação garante acesso a recursos estaduais para o fomento dos setores da gastronomia e hospitalidade, para os quais a CPL é voltada, em Guarujá.
O planejamento da iniciativa, que estimula financeiramente micro, pequenas e médias empresas, foi realizado pela Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) e Turismo (Setur), além da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg).
A necessidade de fortalecimento da economia local e a valorização da identidade regional foram detectadas pela Sedep ainda em abril deste ano. Isso motivou a organização de uma reunião com as lideranças do Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, responsável pela avaliação dos projetos e entrega da certificação. No encontro, foram abordados os aspectos logísticos das propostas de CPLs, como acesso a mercados, recursos e redução das desigualdades regionais.
Participaram, além da Sedep, Setur e Aceg, lideranças da sociedade civil, a Associação de Hotéis e Pousadas de Guarujá (Aprohot), o Guarujá Convention and Visitors Bureau, colônias de pescadores e produtores rurais. O resultado da reunião foi positivo, culminando na fase de elaboração da cadeia produtiva de turismo gastronômico e hospitalidade.
Nível de planejamento da Cidade garante acesso a recursos estaduais
Após a reunião inicial, aconteceu a etapa de qualificação do projeto. As CPLs são classificadas em quatro níveis, cujas escalas definem o quão maduro é o planejamento. São elas: Aglomerado Produtivo; CPL em Desenvolvimento; CPL Consolidada e CPL Madura. O planejamento estratégico de Guarujá alcançou o terceiro nível, sendo uma CPL Consolidada.
A partir daí, o Município está apto a acessar recursos estaduais que devem ser aplicados na proposta, promoção de ações de fortalecimento, divulgação, expansão e capacitação de mão de obra.
Focos
A cadeia produtiva beneficiará diretamente, com recursos financeiros, restaurantes, bares, hotéis, produtores agrícolas locais, comunidades tradicionais caiçaras, pescadores, artistas e artesãos. Com isso, haverá cooperação na mesma estrutura, para que participem ativamente do desenvolvimento econômico local e regional, a partir da valorização de identidade produtiva.

A titular da Sedep, Thaís Margarido, destacou que Guarujá é líder regional no setor de hospitalidade, com o estímulo aumentando o turismo fora da temporada de verão e alcançando, também, a experiência gastronômica.

“O Município possui enorme oferta de leitos hoteleiros e fluxo turístico constante. A economia local será fortalecida com a valorização dos produtores locais, destacando a culinária caiçara”, analisou a secretária. Segundo ela, a maior circulação de pessoas favorece para além dos setores envolvidos. “Gera empregos, atraindo maiores investimentos e trazendo mais qualidade de vida à população”, frisou.
Fonte: Imprensa Guarujá.




Comentários