top of page

PF desmonta esquema de fraudes em concursos e afasta servidores em três estados.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 2 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (2 de outubro de 2025), a Operação Última Fase, destinada a desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos. A ação ocorre nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas e conta com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e do Ministério Público Federal na Paraíba.

Polícia Federal deflagra operação contra funcionários e ex-funcionários da Caixa.
Polícia Federal deflagra operação contra funcionários e ex-funcionários da Caixa.

Foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e diversas medidas cautelares — entre elas o afastamento de ocupantes de cargos públicos e o sequestro de bens.


As fraudes investigadas envolvem vários certames de grande porte: o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024; concursos das Polícias Civis de Pernambuco e de Alagoas; seleções da Universidade Federal da Paraíba; além de processos seletivos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.


Como resultado das apurações, os investigados foram excluídos dos processos seletivos e, caso já ocupassem cargos públicos, foram afastados deles. Os delitos pelos quais poderão responder incluem fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, falsificação de documento público e organização criminosa.


O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos emitiu nota dizendo que acompanha desde o início a investigação da PF, inclusive em relação a uma fraude identificada durante a aplicação da prova da primeira edição do CPNU.


Também afirmou que os órgãos federais estão reforçando mecanismos de fiscalização para garantir segurança, transparência e integridade nos processos seletivos, especialmente com a proximidade da realização do CPNU 2, marcada para domingo, 5 de outubro.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page