top of page

Novo recurso permite contestar fraudes no Pix por autoatendimento.

  • Foto do escritor: Portal de Notícias  Tvgnews
    Portal de Notícias Tvgnews
  • 1 de out. de 2025
  • 1 min de leitura

A partir desta quarta-feira (1º de outubro), os usuários do Pix contarão com uma funcionalidade inédita: um “botão de contestação” nos aplicativos bancários, que permitirá contestar transações suspeitas de forma totalmente digital, sem precisar de contato direto com o banco.

Foto: Reprodução/Redes sociais.
Foto: Reprodução/Redes sociais.

Chamado formalmente de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso é destinado a casos de fraude, golpe ou coerção — e não se aplica em situações de erro de digitação, arrependimento ou disputas comerciais.


Ao acionar o botão no app do banco, o pedido é encaminhado automaticamente à instituição recebedora da transação. Se houver saldo, o banco deverá bloquear os recursos — total ou parcialmente.


Depois do bloqueio, as duas instituições (aquela do usuário e a do receptor) têm até sete dias para avaliar a contestação. Se for reconhecida a ocorrência de golpe, o valor será devolvido ao usuário no prazo máximo de 11 dias após a contestação.


O Banco Central esclarece que o novo mecanismo não substitui a cautela do usuário nem deixa de lado os procedimentos de segurança já existentes.


Com essa novidade, o Pix dá mais um passo em direção a reforçar a proteção contra fraudes e a tornar processos de restituição mais ágeis e acessíveis, especialmente para vítimas que antes dependiam de canais convencionais de atendimento para pleitear devoluções

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page