Ibovespa atinge 150 mil pontos: o que explica o recorde da bolsa e como isso afeta a economia.
- Portal de Notícias Tvgnews

- 4 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em alta de 0,61% nesta segunda-feira (3) e superou, pela primeira vez na história, a marca de 150 mil pontos.

Com o resultado, o índice de ações da B3 atingiu sua sexta máxima seguida. Só em 2025, já são 21 recordes de fechamento.
O movimento positivo que ganhou força nas últimas semanas vem se mantendo desde o início do ano: entre janeiro e esta segunda-feira, o Ibovespa acumulou alta de 25%.
A economista-chefe do PicPay, Ariane Benedito, afirma que o fator decisivo para a sequência de recordes da bolsa brasileira foi a mudança de postura do Federal Reserve (Fed).
O corte de juros nos EUA contrasta com uma Selic ainda elevada: a taxa básica brasileira está em 15%, o maior nível em quase 20 anos.
Como a alta do Ibovespa impacta a economia e o seu bolso?
Ariane Benedito, economista-chefe do PicPay, explica que o impacto para a população em geral é indireto, mas existe. Ao captar recursos por meio de ações, as empresas costumam investir mais, o que gera empregos e aumenta a arrecadação de impostos, com efeitos positivos na economia.
“Há também uma possível melhora nos salários. Mas o impacto no dia a dia do brasileiro comum é gradual”, diz. Ela destaca ainda que o movimento pode fortalecer o real frente ao dólar, reduzindo os preços das importações e influenciando também os preços ao consumidor.
Hênio Scheidt, da B3, segue a mesma linha. "A confiança dos investidores nas empresas brasileiras incentiva o crescimento econômico, do qual todos, investidores ou não, podem se beneficiar indiretamente", diz.
Gustavo Jesus, sócio da Victrix Capital, fala em um ciclo virtuoso, que favorece diretamente investidores e empresas, com impactos positivos para a economia do país.
“Quando a bolsa sobe, os investidores que lucram com isso tendem a consumir mais, o que ajuda a movimentar a economia. Além disso, empresas mais valorizadas conseguem captar recursos, ampliar investimentos e gerar empregos, beneficiando o país como um todo", avalia.
Fonte: G1 Globo.




Comentários